Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2011 - 10h18

Sobe a oito número de soldados da Otan mortos por piloto afegão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um novo comunicado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) indica que oito soldados da aliança militar e um oficial contratado morreram nesta quarta-feira em um tiroteio no aeroporto militar de Cabul.

Um primeiro balanço registrava a morte de seis soldados da Otan. A aliança militar não revelou a identidade ou nacionalidade das vítimas.

Um piloto militar afegão foi quem abriu fogo contra os soldados no aeroporto militar de Cabul, que abriga o Centro de Formação Aérea da Otan.

O Ministério de Defesa afegão confirmou que o atirador é um afegão que atua há 20 anos como piloto militar.

"Nós podemos confirmar que um incidente ocorreu na Case Aérea Afegã, dentro do aeroporto, envolvendo armas de pequeno calibre. Nós não sabemos o que motivou o incidente", disse um porta-voz das forças da Otan no país.

O Taleban divulgou um comunicado dizendo que um de seus militantes, identificado como Azizullah, se vestiu com uniforme militar e realizou o ataque após conseguir entrar no local. "Ele atirou com sua arma contra muitas forças afegãos e estrangeiras que estavam no hangar, matando nove soldados estrangeiros e cinco afegãos", disse o porta-voz taleban Zabihullah Mujahid.

Desde março de 2009, a coalizão registrou 21 incidentes em que membros das forças de segurança afegãs ou alguém com uniforme atacou militares estrangeiros. Os ataques deixaram 42 mortos.

Omar Sobhani/Reuters
Soldado afegão faz guarda em frente à base da Força Aérea em Cabul onde piloto matou seis soldados da Otan
Soldado afegão faz guarda em frente à base da Força Aérea em Cabul onde piloto matou seis soldados da Otan
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página