Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2011 - 11h37

Peregrinos lotam lojas com artigos de João Paulo 2º em Roma

Publicidade

DA ANSA, EM ROMA

Os fiéis que compareceram ao Vaticano para assistir à cerimônia de beatificação de João Paulo 2º têm adquirido todo tipo de acessórios com a imagem do pontífice, de chaveiros a travesseiros.

Os artigos estão sendo vendidos nas ruas de Roma desde as primeiras horas da manhã. Os travesseiros, por exemplo, custam 15 euros (o de tamanho grande) e 10 euros (o menor).

As autoridades de Roma acreditam que 1,5 milhão de pessoas foram até a praça São Pedro para acompanhar a cerimônia. O número é um pouco maior do que o esperado pelos organizados, que falavam em 1 milhão de fiéis.

Peter Andrews/Reuters
Medalhas com a imagem de João Paulo 2º são apenas uma das opções de objetos em homenagem ao beato
Medalhas com a imagem de João Paulo 2º são apenas uma das opções de objetos em homenagem ao beato

A beatificação, que é a primeira etapa para a canonização (que institui o título de santo), ocorre seis anos após a morte de João Paulo 2º, em 2 de abril de 2005.

Para iniciar o processo de beatificação, Bento 16 contrariou o Código de Direito Canônico, que prevê uma espera de ao menos cinco anos depois da morte.

Em 13 de maio de 2005, poucas semanas após ter sido eleito Papa, Joseph Ratzinger anunciou sua decisão de consentir com a abertura imediata da causa canônica de Karol Wojtyla.

Para se tornar beato, foi preciso que João Paulo 2º tivesse um milagre reconhecido. Trata-se do caso da freira francesa Marie Simon-Pierre, que foi curada inexplicavelmente do mal de Parkinson, após orar pedindo pela intercessão do papa.

Agora, será aberto um outro processo para a canonização. Para que seja concluído, é necessária a comprovação de um outro milagre, ocorrido após a beatificação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página