Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2011 - 12h03

Universidade alemã confirma plágio no doutorado de ex-ministro

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Universidade de Bayreuth acusou nesta sexta-feira o ex-ministro alemão de Defesa Karl-Theodor zu Guttenberg de "plagiar deliberadamente" trechos de seu doutorado em direito.

A comissão de controle científico da universidade conclui, após analisar a tese, que Guttenberg "violou seriamente os padrões de boas práticas científicas e enganou deliberadamente" a instituição. A comissão ratificou assim a decisão de anular seu título de doutor.

Há alguns meses, a imprensa alemã divulgou dezenas de passagens copiadas na dissertação de Guttenberg sem a correta citação. A revelação iniciou uma campanha contra o então ministro e a Universidade Bayreuth revogou o título de doutor em março.

Michael Kappeler/Efe
Ministro de Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou após escândalo de plágio em tese
Ministro de Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou após escândalo de plágio em tese

Guttenberg admitiu "graves erros" na tese de 2007, mas insistiu que não copiou intencionalmente o trabalho de ninguém. O caso causou grande polêmica na imprensa e levou a pedidos de renúncia da oposição. Em 1º de março ele cedeu e renunciou.

Merkel apoiou Guttenberg durante a crise. Os líderes da oposição disseram que ela não o demitiu por temer perder apoio dos eleitores conservadores, especialmente no Estado de Baden-Wuerttemberg.

Guttenberg foi o ministro mais popular no gabinete de Merkel. Mas a popularidade do aristocrata era baseada na sua imagem cuidadosamente cultivada de honestidade e integridade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página