Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 12h30

BC da Inglaterra admite que inflação pode chegar a 5%

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O relatório trimestral do BoE (banco central da Inglaterra) traz a previsão de que a inflação no Reino Unido pode alcançar 5% este ano. O banco também admite que mesmo com uma redução da inflação em 2012, a escalada dos preços permanecerá acima da meta oficial de 2% também no ano que vem.

"Existe uma boa possibilidade de que a inflação alcance 5% durante o ano e é provável que permaneça acima da meta durante todo 2012, estimulado pelo aumento do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado), os preços da energia e dos produtos importados", afirma o banco central britânico no relatório divulgado nesta quarta-feira.

Ao mesmo tempo, o banco revisou para baixo as previsões de crescimento, a 1,7% em 2011 e 2,2% em 2012, contra 2% e 3,3%, respectivamente, no relatório de fevereiro.

JUROS

Apesar do aumento da inflação, o BC da Inglaterra vem mantendo a taxa de juros no menor nível histórico desde março de 2009, em 0,5% ao ano. A paralisia do BoE vai na contramão dos bancos centrais do mundo, que vem aumentando os juros e tomando outras medidas de aperto monetário para segurar a inflação.

A manutenção da política monetária mais frouxa não é consenso entre os diretores do BoE, que decidem em voto o nível dos juros. Dos nove integrantes do comitê de política monetária inglês, três votaram pelo aumento da taxa na última reunião, em abril.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página