Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2011 - 20h22

Premiê da Itália pede "generosidade" com imigrantes ilegais

Publicidade

DA ANSA, EM LAMPEDUSA

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou nesta sexta-feira que não se pode temer a chegada de centenas de imigrantes do norte da África impulsionados pela onda de revoltas que atinge diversos países na região.

"Devemos acolher com generosidade os imigrantes que estão chegando", disse o premiê, após mais de 1,2 mil pessoas desembarcarem na ilha italiana de Lampedusa nas últimas horas.

Ao todo, seis barcos chegaram ao local, com 1.241 pessoas a bordo. Uma das embarcações, que continha 493 imigrantes, estava à deriva e teve de ser resgatada pela Guarda Costeira italiana.

A ilha de Lampedusa, que fica no sul da Itália, tem sido um dos principais destinos de cidadãos que fogem dos países do norte da África devido aos recentes conflitos políticos. A maioria dos estrangeiros é de origem tunisiana, egípcia e líbia.

Por conta do alto número de imigrantes que desembarcaram na ilha desde o início do ano, os centros de acolhimento ficaram superlotados e a população de Lampedusa iniciou protestos contra a chegada de novos estrangeiros.

O governo italiano, então, resolveu repatriar algumas pessoas e transferir parte delas para centros de acolhimento em outras regiões do país.

Além disso, Roma concedeu vistos temporários a imigrantes que fugiram de seus países por conta de conflitos políticos, o que descontentou a França, que teme uma onda imigratória, já que, com os vistos, os imigrantes poderiam circular pela União Europeia (UE).

Os dois países chegaram até a pedir uma revisão do Tratado de Schengen, que regulamenta a área de livre-circulação pelo bloco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página