Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2011 - 01h01

Choque de barcas fecha temporariamente trecho do rio Mississipi

Publicidade

DA EFE

A guarda litorânea dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que um trecho de oito quilômetros do rio Mississipi foi fechado temporariamente ao trânsito fluvial após o choque de cinco barcas com uma ponte perto do porto de Baton Rouge, no estado da Louisiana.

Esta é a segunda vez nesta semana que as autoridades americanas decidem fechar um trecho do Mississipi diante do excepcional aumento da vazão do rio.

Os acidentes não deixaram danos nem feridos consideráveis, segundo a imprensa local.

A Guarda Litorânea indicou que o incidente ocorreu às 14h locais (16h de Brasília), quando houve o rompimento das amarras das barcas, que ficaram sem controle perto do porto de Baton Rouge, 130 quilômetros ao noroeste de Nova Orleans.

Das cinco barcas, três afundaram e as outras duas continuam sem controle.

A guarda litorânea ainda não anunciou quando o trecho deve ser reaberto ao trânsito comercial.

Durante o último fim de semana, as autoridades da Louisiana abriram várias eclusas para desviar parte das águas do Mississipi em direção a uma zona rural e evitar que o aumento da vazão do rio pudesse causar uma nova inundação em Nova Orleans.

O sistema de dique de Morganza foi aberto pela primeira vez em 38 anos e provocou a retirada de cerca de três mil pessoas nos condados de Saint-Martin e Saint Landry.

Tempestades e o degelo após uma temporada de neve excepcionalmente abundante causaram um grande aumento da vazão do rio Mississipi, o terceiro mais longo da América do Norte e o quarto mais caudaloso do mundo.

As inundações causadas por este aumento, as piores na região nos últimos 80 anos, levaram à evacuação de dezenas de milhares de pessoas ao longo da bacia do Mississipi, em estados como Illinois, Tennessee e Kentucky.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página