Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2011 - 18h51

Revoltas árabes estão na pauta do G8

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A reunião do G8, o grupo dos oito países mais ricos do mundo, marcada para acontecer entre quinta-feira e sexta-feira na França, deverá focar sua pauta de discussões na ajuda aos movimentos da "primavera árabe" -- a onda de revoltas que já derrubou duas ditaduras desde o início do ano.

Os presidentes Nicolas Sarkozy (França), Barack Obama (EUA), Dmitri Medvedev (Rússia), a chanceler Angela Merkel (Alemanha) e os premiês do Japão, Reino Unido, Itália e Canadá dedicarão o jantar da quinta-feira e boa parte da sexta-feira para discutir as necessidades dos países do norte da África e do Oriente Médio que passam por insurreições.

Outro tema em pauta será a crise nuclear no Japão. O premiê Naoto Kan deve fazer um relatório sobre a situação atual no país para os demais participantes

A nomeação de um novo diretor-gerente para o FMI (Fundo Monetário Internacional) não está na pauta oficial do encontro mas deve ser tratada pelos líderes mundiais nos bastidores.

O francês Dominique Strauss-Kahn renunciou ao cargo após ser acusado de ter tentado estuprar uma camareira em Nova York. A ministra francesa da Economia Christine Lagarde, anunciou nesta quarta-feira sua candidatura ao cargo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página