Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2011 - 18h56

União Europeia concorda com novo pacote à Grécia, diz agência

Publicidade

DA REUTERS

A União Europeia concordou, em princípio, com um novo pacote de ajuda financeira à Grécia, o que daria mais tempo para o país tentar resolver sua crise da dívida.

A informação foi de uma fonte próxima à discussão, segundo a agência Reuters.

O Comitê Econômico e Financeiro dos vice-ministros e funcionários sênior das 17 nações que usam o euro aprovaram o plano, em princípio, em conversas em Viena que se encerraram nesta quinta-feira, disse a fonte.

O segundo pacote de ajuda à Grécia, que irá efetivamente substitui o de 110 bilhões de euros fechado em maio do ano passado, vai valer até meados de 2014, dando a Atenas mais um ano de suporte financeiro além do plano original, segundo a mesma fonte.

A cotação do euro subiu ligeiramente com a notícia de que parece que a Grécia não corre mais o risco de dar calote no vencimento da sua dívida soberana de 330 bilhões para este ano.

INCERTEZAS

Grandes incertezas ainda pairam sobre o novo plano. O tamanho exato do acordo e com quanto cada país europeu iria contribuir são respostas que ainda precisam ser trabalhadas no encontro de 20 de junho entre ministros de finanças da zona do euro.

O novo pacote vai incluir alguma participação de investidores privados, mas isso será limitado para evitar deflagrar o chamado "credit event" (expressão para um fato que gera desconfiança nos mercados, leva à grande perda de valor dos títulos gregos e a rebaixamentos na nota de risco do país).

Altos funcionários da União Europeia, do BCE (Banco Central Europeu) e do FMI (Fundo Monetário Internacional), que concederam o primeiro pacote de socorro, estão trabalhando há semanas em um novo plano de corte de gastos, aumento de receita de impostos e privatizações gregas, depois que o país deixou de cumprir diversas exigências combinadas para liberação do primeiro empréstimo.

A fonte disse à Reuters que o novo pacote ajuda vai cobrir a necessidade de financiamento da Grécia considerando que o país não conseguirá novos empréstimos no mercado de capitais este ano e no próximo. A previsão original era a de Atenas levantar nos mercados 27 bilhões de euros este ano e 38 bilhões de euros no ano que vem.

A fonte disse que o novo programa traria novos compromissos gregos sob a administração de uma nova agência nacional, mas sem uma supervisão internacional invasiva.

Os detalhes da participação dos investidores privados ainda estão sendo discutidos.

Atenas pretende também divulgar amanhã um novo pacote de medidas de austeridade fiscal para levantar mais 6,4 bilhões de euros, disse um alto funcionário do governo grego à Reuters. O novo plano inclui acelerar privatizações e aumento de impostos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página