Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2011 - 08h09

UE veta entrada de Bulgária e Romênia no espaço Schengen

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A União Europeia decidiu vetar no curto prazo a entrada de Bulgária e Romênia no Tratado Schengen, que permite livre circulação de pessoas em países do bloco sem mostrar passaporte.

"Ainda é muito cedo para tomar uma decisão e vai levar um pouco mais de tempo", declarou o ministro holandês para a Imigração, Gerd Leers.

"O sistema de Schengen está baseado na confiança mútua, já que pedimos aos países que vigiem de maneira eficaz nossas fronteiras comuns. Portanto, examinaremos atentamente as informações sobre os mecanismos de cooperação e verificação", acrescentou o ministro.

De acordo com outra fonte do governo holandês, o período de testes antes da possível entrada no espaço Schengen prosseguirá até a divulgação do próximo relatório da Comissão Europeia, previsto para 2012.

O espaço Schengen conta com 26 Estados membros e permite a mais de 400 milhões de cidadãos a livre circulação. A entrada de um novo país exige a aprovação unânime dos atuais membros.

Desde abril, França e Itália pedem revisão das normas de Schengen. A restauração das fronteiras no bloco é vista como saída para conter o grande fluxo de imigrantes, sobretudo do norte da África, afetado pela onda de revoltas. A situação é agravada pelo aumento do desemprego, sobretudo nos países que adotaram medidas de arrocho para obter auxílio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página