Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2011 - 00h00

Colômbia revisará viajantes e mercadorias para evitar entrada de 'E. coli'

Publicidade

DA EFE

O governo colombiano ordenou nesta quinta-feira a inspeção rigorosa de viajantes e mercadorias, especialmente alimentos, procedentes da Europa, para impedir a entrada da bactéria "E. coli" no país.

Uma circular do Ministério da Proteção Social da Colômbia precisa que as medidas adotadas são recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para evitar a "Escherichia Coli".

O documento esclarece que "não se deve restringir o trânsito de viajantes nem mercadorias procedentes de países afetados pelo surto" e recomenda às autoridades intensificar as ações de inspeção, vigilância e controle em portos marítimos e aeroportos, viajantes e mercadorias, especialmente alimentos importados provenientes das zonas afetadas.

Por outro lado, indica que as companhias aéreas devem capacitar operadores aéreos, agentes marítimos, operadores portuários, agências e terminais terrestres para que informem qualquer caso suspeito e reforçar "medidas básicas de higiene como a lavagem das mãos após usar o banheiro e antes de manipular alimentos".

Quanto à comida, o documento aconselha cozinhar os alimentos até alcançar temperaturas superiores a 70 graus centígrados para destruir as bactérias.

Até agora, a bactéria causou 30 mortes na Europa e já registrou mais de 6,6 mil casos confirmados, além de ter chegado aos Estados Unidos, Canadá e Egito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página