Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2011 - 01h31

Em visita a Cuba, Hugo Chávez se reúne com Raúl e Fidel Castro

Publicidade

DA EFE

O presidente de Cuba, Raúl Castro, e seu irmão e antecessor, Fidel, se reuniram com o líder da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou na quarta-feira à ilha, onde uma comissão bilateral revisou os projetos comuns em andamento e outros novos.

Durante os encontros, foi revisada a execução dos projetos já em desenvolvimento "para assegurar sua culminação bem-sucedida" e se discutiram outras propostas para incluí-las no convênio de cooperação bilateral de 2011.

O vice-presidente cubano, Ricardo Cabrisas, manifestou que estas conversas permitirão "continuar aprofundando o processo de integração e cooperação entre as duas nações".

Nestas reuniões, Cuba e Venezuela analisaram novos projetos em matéria energética, entre eles o aumento da capacidade das refinarias petrolíferas da ilha.

Os dois aliados projetam aumentar a capacidade de refino da central cubana Camilo Cienfuegos, cerca de 250 quilômetros ao sudeste de Havana, a 150 mil barris de petróleo diários, mais que o dobro dos 65 mil atuais.

Além disso, preveem construir uma usina de gás liquidificado, um gasoduto de 320 quilômetros e outra refinaria com capacidade para 150 mil barris diários em Matanzas, ampliar a capacidade de armazenamento do porto dessa cidade e ativar o oleoduto que a une com a central Camilo Cienfuegos, entre outras obras nesse setor.

Outro dos assuntos tratados foram os avanços para criar uma Escola de Formação das Forças Armadas no marco da Alba (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América).

Nos últimos anos, a Venezuela foi o principal aliado político e o maior parceiro comercial de Cuba, seguido de China, Espanha e Canadá. A troca bilateral passou dos US$ 200 milhões em 2005 para mais de US$ 3 bilhões em 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página