Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2011 - 20h02

Ataques suicidas deixam 34 mortos e 100 feridos no Paquistão

Publicidade

DA REUTERS, EM PESHAWAR

Ao menos 34 pessoas morreram neste sábado em explosões que atingiram a cidade paquistanesa de Peshawar, no noroeste do país. A suspeita é de que foram ataques suicidas.

As explosões ocorreram próximas a uma área em que ficam diversos jornais e também uma área residencial. Um número grande de pessoas estavam jantando no momento em restaurantes locais.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelas explosões, mas existe a possibilidade de ser um ataque de militantes do taleban, que prometeram revanche depois da morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, no país por forças dos Estados Unidos em 2 de maio.

Um pequena explosão foi seguida de uma segunda maior, disse o policial Banaras Khan, que suspeita de ataque suicida.

Funcionários de um hospital disseram que cerca de 100 pessoas foram feridas, das quais 21 em estado grave. Muitos jornalistas e policiais estão entre os feridos.

Hasham Ahmed/France Presse
Paramédicos paquistaneses atendem vítimas de explosões em de Peshawar; cerca de 90 ficaram feridos
Paramédicos paquistaneses atendem vítimas de explosões em de Peshawar; cerca de 90 ficaram feridos

TALEBAN

Desde que Bin Laden foi morto, militantes talebans promoveram pesados ataques no país, inclusive uma base naval que tem forte esquema de segurança.

Na última quinta-feira, oito militares e mais de dez talebans morreram em um ataque a um posto de controle do Exército no Waziristão do Sul, região tribal do noroeste do Paquistão, informaram responsáveis das forças de segurança.

Ao menos 100 talebans, com armas automáticas lança-foguetes, atacaram o posto do Exército no Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, deflagrando um combate que durou mais de três horas.

'Oito soldados morreram e dez ficaram feridos no ataque. A reação dos militares matou mais de dez agressores talebans', disse um oficial do Exército em Peshawar.

As zonas tribais do Waziristão do Sul são um feudo tradicional dos talebans e da rede terrorista Al Qaeda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página