Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2011 - 07h01

Explosão de bomba fere 11 pessoas após eleições na Turquia

Publicidade

DA EFE

A explosão de uma bomba deixou 11 pessoas feridas na província turca de Sirnak, que faz fronteira com o Iraque, durante uma festa realizada após as eleições gerais realizadas no domingo na Turquia, informa nesta segunda-feira a agência de notícias oficial Anadolu.

A bomba explodiu neste domingo à noite durante uma festa na praça principal da cidade de Sirnak, capital da província homônima, tomada por seguidores da legenda pró-curda Partido da Paz e Democracia (BDP), que festejavam a vitória eleitoral nesta região.

As vítimas, algumas delas gravemente feridas, foram levadas de helicóptero a um hospital próximo.

Fontes policiais informaram que se tratava de uma bomba de fabricação caseira, na qual foram utilizados dispositivos pirotécnicos, peças de metal e pedras.

Por enquanto, não há informações sobre os possíveis responsáveis do atentado.

Vários membros do BDP acusaram a polícia de recorrido à violência e ao uso de bombas de gás após a detonação do explosivo.

O candidato curdo independente Hasip Kaplan, apoiado pelo BDP, acusou a legenda governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islâmico moderado) do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, de atos de agressão contra os seguidores do partido pró-curdo.

Nesta província do sudeste da Turquia, os candidatos curdos independentes, apoiados pelo BDP, obtiveram no pleito de domingo 73,1% dos votos, contra 20,8% do AKP.

Em todo o país, o AKP obteve nas urnas 50,05% dos votos e 326 das 550 cadeiras do Parlamento, que lhe dão uma cômoda maioria absoluta para governar por outros quatro anos, mas que o obrigarão a buscar alianças com outros partidos para redigir uma nova Constituição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página