Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2011 - 11h26

Nobel da Paz Suu Kyi celebra 66 anos em liberdade em Mianmar

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pela primeira vez em quase uma década, a líder oposicionista e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi celebrou seu aniversário em liberdade em Mianmar.

Cerca de 500 apoiadores da ícone pró-democracia soltaram dezenas pássaros enjaulados em uma cerimônia simbólica pelos 66 anos de Suu Kyi --sob o olhar atento de cerca de 50 agentes de segurança.

O maior prêmio de Suu Kyi foi a chegada no Aeroporto Internacional de Yangun de seu filho mais novo, Kim Aris, que vive no Reino Unido.

"Se eu fosse questionado sobre o que gostaria de ganhar em meu aniversário, eu desejo paz, estabilidade e prosperidade no país", disse Suu Kyi, em um breve discurso a apoiadores.

Divulgação/Efe
Aung San Suu Kyi corta seu bolo de aniversário, o primeiro em nove anos comemorado em liberdade
Aung San Suu Kyi corta seu bolo de aniversário, o primeiro em nove anos comemorado em liberdade

Suu Kyi disse ainda que há "faíscas de guerra" no ar, em aparente referência aos confrontos entre tropas do governo e rebeldes da etnia Kachin, no norte do país.

Nascida em 1945, em Rangoon, Suu Kyi ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1991, por sua luta determinada pela democracia.

Ela comemorou 15 aniversários nos últimos 22 anos em prisão comum ou domiciliar, condenada por motios questionados pela comunidade internacional. Esta foi a primeira vez em nove anos que pode celebrar com seus amigos e familiares.

Governada por uma Junta Militar desde 1962, Mianmar realizou sua primeira eleição em 20 anos em novembro passado. Suu Kyi foi libertada de sete anos de prisão domiciliar apenas dias depois do pleito, que seu partido boicotou.

A junta entregou o poder a um governo civil em março, mas críticos dizem ser apenas um governo laranja para os militares continuarem no poder.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página