Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2011 - 12h53

Otan defende credibilidade da operação na Líbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A Otan assegurou nesta terça-feira que toma todas as precauções possíveis para evitar as perdas civis na Líbia e rejeitou que esse tipo de erro ponha em dúvida sua credibilidade, como havia afirmado o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini.

"Nossa reputação e nossa credibilidade não foram colocadas em questão", declarou o tenente-coronel Mike Bracken, porta-voz da missão "Protetor Unificado" na Líbia comandada pela Otan.

"O que é questionável é o uso de escudos humanos por parte do regime de Muammar Gaddafi e os disparos de mísseis a partir de mesquitas", acrescentou o porta-voz em uma teleconferência com a imprensa em Bruxelas a partir do quartel-general de Nápoles (Itália).

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou na segunda-feira que a Otan "coloca em jogo a sua credibilidade" frente às perdas civis.

A Otan envolveu-se em vários incidentes polêmicos nos últimos dias.

A organização reconheceu que matou por engano vários civis no domingo em um ataque noturno em Trípoli, mas assegurou ter atacado um "alvo militar legítimo" na segunda-feira a oeste da capital, uma ação que, segundo as autoridades líbias, deixou 15 mortos, entre eles três crianças.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página