Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2011 - 07h01

Dilma evita reunião com vice-premiê britânico Nick Clegg

Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff decidiu não receber o vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, no Palácio do Planalto depois de ouvir de um assessor que o político é uma espécie de "Renan Calheiros do Reino Unido".
A decisão, tomada no final de semana, contrariou tanto o chanceler brasileiro Antonio Patriota, quanto o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Clegg, que defendeu em artigo publicado na Folha na segunda-feira que o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, foi recebido pelo vice-presidente brasileiro, Michel Temer.

Segundo o Planalto, em termos protocolares o cargo mais próximo do que Clegg ocupa é do do vice-presidente. Outra razão alegada pelo Planalto foi problemas de agenda. Clegg chegou na tarde de ontem a Brasília, quando Dilma estava no Rio.

O partido Liberal, do qual Clegg faz parte, dá sustentação ao governo do primeiro-ministro David Cameron. A comparação ouvida pela presidente pode ter nascido no fato de o apoio do partido ter sido alvo de disputa entre o atual governo e o anterior.

No ano passado, durante a disputa entre Cameron e o ex-primeiro ministro Gordon Brown, ambos cortejaram Clegg com ofertas de cargos no governo, em busca do apoio do partido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página