Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2011 - 12h45

Propriedade alemã de chefe de propaganda nazista será leiloada

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

A antiga propriedade do chefe de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, em uma bela ilha na parte oeste de Berlim, na Alemanha, será leiloada.

A oferta pela propriedade de 6.440 metros quadrados foi aberta nesta semana e irá durar dois meses, afirmou a empresa de negócios imobiliários responsável pelo leilão na quarta-feira.

"O mercado irá determinar seu preço", disse a porta-voz Irina Daehne, da Liegenschaftsfonds, acrescentando que não há uma oferta mínima para o processo.

A propriedade é localizada na ilha de Schwanenwerder e fica próxima ao lago Wannsee. A região é bastante arborizada e exclusiva e foi habitada por Goebbels de 1936 a 1943. Em 1945, a família retornou à casa por um breve período, antes de se mudar para o bunker de Hitler na capital.

Gero Breloer/Associated Press
Ciclistas passam pelo rancho construído na bela propriedade de Joseph Goebbels; leilão não tem lance inicial
Ciclistas passam pelo rancho construído na bela propriedade de Joseph Goebbels; leilão não tem lance inicial

A residência de Goebbels foi demolida após a Segunda Guerra (1939-1945) e a propriedade passou a pertencer à cidade de Berlim.

Nos anos de 1950, um rancho de 710 m² foi construído no local e alugado mais tarde pelo Aspen Institute, um centro de estudos norte-americano.

A empresa de negócios imobiliários à cargo da venda para a cidade afirmou que ela se reserva o direito de rejeitar compradores inapropriados --como neonazistas atraídos pela ligação com Goebbels.

"Essa não é nossa primeira propriedade com uma carga histórica problemática", disse Daehne.

Outra ex-propriedade de Goebbels próxima a Berlim --uma vila de 30 quartos descrita pela mídia alemã como seu "ninho do amor"-- será comercializada como parte de uma venda imobiliária de maior porte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página