Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2011 - 11h56

Japão fica mais próximo de ativar reatores nucleares parados

Publicidade

DA REUTERS

O governo japonês chegou mais perto de conseguir a aprovação de autoridades locais para reativar o primeiro dos 35 reatores nucleares fechados para manutenção periódica ou mantidos inativos desde o terremoto seguido de um tsunami em março.

Os protestos antinucleares que exigiam que o ministro da Energia japonês, Banri Kaieda, fosse embora da região do sul de Saga não o intimidaram e ele continuou tentando convencer os governos locais que era seguro reativar os reatores nucleares.

A viagem do ministro a Saga -- sua primeira desde o desastre em março -- foi interpretada como um sinal de que Tóquio queria que os reatores da Kyushu Electric Power na cidade de Genkai fosse o primeiro a receber a aprovação das autoridades locais para voltar a funcionar.

O prefeito da cidade, Hideo Kishimoto, disse que aprovaria a retomada, mas o governador, Yasushi Furukawa, se mostrou mais cauteloso.

FUKUSHIMA

O desastre de 11 de março, que causou danos à indústria nuclear de Fukushima, trouxe preocupações com a segurança das comunidades que abrigam instalações nucleares. No Japão, dos 54 reatores comerciais que existem, 35 continuam fechados, incluindo os seis reatores de Fukushima.

Antes da crise nuclear, 30% da eletricidade japonesa era proveniente de fontes nucleares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página