Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2011 - 13h58

Em rede social, Chávez manda mensagem aos jovens de seu país

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou neste domingo mensagens para os jovens de seu país, que fazem uma marcha em comemoração ao bicentenário da Independência venezuelana e enviaram apoio ao mandatário que se recupera de um tumor extraído da região pélvica.

Reprodução/Twitter
Em sua conta no Twitter, Hugo Chávez envia mensagem para a juventude venezuelana
Em sua conta no Twitter, Hugo Chávez envia mensagem para a juventude venezuelana

"Estou aqui fazendo meus exercícios diários e recebendo esse banho de amor que me chega dessa Grande Marcha da Juventude. É a melhor medicina!", disse Chávez em sua conta do Twitter "chavezcandanga", neste domingo.

"Que Juventude Bolivariana! Os vejo, os ouço, os vivo! Digamos com Bolívar, 200 anos depois:"Venceremos, mulher minha", escreveu Chávez.

Desde a manhã de domingo, centenas de apoiadores chavistas se concentraram a oeste de Caracas, atendendo à convocação do governo para que participassem da marcha "da juventude anti-imperialista" no marco onde serão as celebrações do bicentenário da Independência em 5 de julho.

TUMOR

O ministro de Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo que o presidente Hugo Chávez retirou por "completo" e "a tempo" o tumor que tinha na região pélvica.

O ministro disse que células cancerígenas se encontravam na região pélvica e no cólon do intestino.

"O tumor foi detectado a tempo, foi retirado por completo. Foi iniciado um processo quase milagroso, ascendente, de recuperação física, de sua força, de sua saúde", disse Maduro em uma entrevista ao canal Televen.

O chanceler venezuelano destacou que os órgãos do presidente estão perfeitos depois da segunda operação a que foi submetido em Havana para extração do tumor.

O vice-presidente da Venezuela estimou que o presidente Hugo Chávez, que revelou na quinta-feira em uma mensagem na TV que sofre de câncer, pode seguir governando o país a partir de Havana (Cuba), onde recebe tratamento médico, por até seis meses.

"Estamos absolutamente seguros, para desagrado da oposição, que o presidente estará aqui antes de 180 dias", disse, sem dizer quando retornará.

Na sexta-feira, Chávez participou, por telefone, de programa na TV cubana, com transmissão simultânea pelas emissoras estatais venezuelanas, e afirmou que a superação da doença o fortalecerá.

"Estamos muito otimistas", disse o presidente de 56 anos, com voz firme, na primeira declaração desde que revelou ter câncer. Chávez agradeceu pelas mensagens de apoio e contou que havia conversado com os presidente Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina).

CAMINHADA

Chávez fez na sexta-feira uma caminhada de 10 minutos por recomendação médica em Havana, onde foi operado por um tumor.

Fotos da breve caminhada foram divulgadas neste domingo pela imprensa estatal cubana.

"O presidente Hugo Chávez foi fotografado na manhã de 1º de julho quando fazia a caminhada de 10 minutos indicada pelos médicos como parte da rotina para sua recuperação", afirma o site oficial "Cubadebate.cu", que publicou quatro fotos.

Nas imagens, o chefe de Estado venezuelano, de 56 anos, aparece mais magro e caminhando com roupas esportivas ao lado das filhas María Gabriela e Rosa Virginia, além do chanceler Nicolás Maduro e de uma pessoa que foi identificada como "o médico que o atende".

Também aparecem outras pessoas não identificadas, que podem ser seguranças de Chávez.

Revolution Studios - 1.jul.11/Reuters
Imprensa oficial cubana divulga fotos de caminhada de Hugo Chávez em roupas esportivas em Havana
Imprensa oficial cubana divulga fotos de caminhada de Hugo Chávez em roupas esportivas em Havana
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página