Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2011 - 08h43

Reino Unido prende membro do ETA que planejou matar rei da Espanha

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Eneko Gogeaskoetxea, 44, considerado um dos líderes do braço militar da organização terrorista ETA, foi detido na cidade inglesa de Cambridge, segundo comunicado policial.

O suposto terrorista, acusado do assassinato de um agente da Ertzaintza (Polícia Autônoma Basca) em Bilbao (norte da Espanha) em 1997, foi detido em uma operação conjunta da Polícia metropolitana de Londres com a Guarda Civil espanhola.

As fontes da luta antiterrorista apontam que os dois irmãos participaram do planejamento do atentado frustrado contra o rei Juan Carlos 1º na inauguração do museu Guggenheim de Bilbao, em outubro de 1997.

Reuters
Eneko Gogeaskoetxea, membro do ETA, foi preso nesta quinta-feira em Cambridge, Inglaterra
Eneko Gogeaskoetxea, membro do ETA, foi preso nesta quinta-feira em Cambridge, Inglaterra

Gogeaskoetxea, que deve se apresentar já na tarde desta quinta-feira à Corte de magistrados de Westminster, em Londres, tinha contra si uma ordem de prisão europeia por participação em um grupo armado, tentativa de assassinato do rei, terrorismo, posse de armas, roubo e falsificação.

O detido é irmão de Ibon Gogeaskoetxea, que era um dos principais chefes da organização terrorista e foi preso em fevereiro de 2010 na região francesa da Normandia.

Até agora, o detido fazia parte do comitê executivo da ETA, junto com históricos dirigentes da organização como Iratxe Sorzabal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página