Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2011 - 13h53

Relator da ONU critica relatório sobre ação contra flotilha de 2010

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Um relator das Nações Unidas criticou nesta quinta-feira um relatório da ONU que apoia a incursão em maio de 2010 de comandos israelenses contra uma flotilla que buscava furar o bloqueio de Gaza, que deixou nove mortos.

"O relator especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação, o professor Olivier de Schutter, recebeu um rascunho desee informe e se opõe firmemente a suas conclusões", afirmou o gabinete de Schutter, em um comunicado.

Schutter está preparando uma "declaração que vai denunciar as conclusões" do documento que deve ser publicado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta sexta-feira, acrescentou o comunicado.

No documento, o secretário-geral da ONU confirmará a legalidade da ação militar israelense que, em maio de 2010, interceptou a flotilha "Gaza Freedom", que transportava ajuda humanitária para Gaza, e matou nove ativistas turcos no barco Mavi Marmara.

Em setembro de 2010, o Conselho de Direitos Humanos da ONU publicou um informe afirmando que existiam "provas claras que permitiam confirmar as acusações" contra Israel por crimes cometidos durante o ataque à flotilha, entre os quais homicídio internacional e tortura.

Para Schutter, o bloqueio e a intervenção de Israel constituem uma violação clara do direito internacional e do direito humano à alimentação.

Em 2011, uma nova flotilha pretende levar ajuda humanitária à Gaza, partindo da Grécia que proibiu a saída de barcos de suas águas com destino a Gaza. Israel ameaçou recorrer ao uso da força para impedir a aproximação das embarcações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página