Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2011 - 16h13

Ex-guerrilheiro tupamaro é nomeado ministro da Defesa do Uruguai

Publicidade

DA ANSA

O presidente do Uruguai, José Mujica, nomeou um ex-guerrilheiro do movimento Tupamaros, do qual ele mesmo participou, Eleuterio Fernández Huidobro, como novo ministro da Defesa.

O mandatário confirmou hoje à imprensa, durante a realização da reunião do Conselho de Ministros, que o titular da pasta, Luis Rosadilla, vai se afastar do cargo por motivos de saúde e que Huidobro assumirá o ministério já na próxima semana.

Mujica adiantou ontem a saída de Rosadilla e afirmou que seu afastamento é "uma grande perda" para o governo e que precisava de alguém experiente para substitui-lo.

Huidobro, de 69 anos, é um dos "históricos" guerrilheiros do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros (MLN-T), sobre o qual escreveu diversos livros e participou de vários documentários nacionais e internacionais.

Junto com Mujica, outro dos fundadores do grupo, o novo ministro passou 13 anos na prisão durante a ditadura no país.

O futuro titular da Defesa é um dos maiores conhecedores de temas militares dentro da Frente Ampla, coalizão governista de esquerda.

Em abril, por disciplina partidária, ele votou no Senado a favor de um projeto de lei que previa a anulação da Lei da Caducidade, que daria impunidade a militares que violaram os direitos humanos durante o regime militar. Como estava contra a posição da Frente Ampla, Huidobro acabou renunciando à cadeira que ocupava desde 2000.

O projeto acabou não sendo aprovado no Congresso e a Lei da Caducidade continua em vigor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página