Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 19h07

Espanha diz apoiar esforços para construção de Estado palestino

Publicidade

DA AFP, EM MADRI

A ministra espanhola de Assuntos Exteriores, Trinidad Jiménez, se reuniu nesta terça-feira com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmud Abas, a quem ratificou apoio da Espanha "aos esforços" para a construção de um Estado palestino.

Jiménez evitou dizer, porém, se o país apoiará uma petição de adesão à criação do Estado na ONU (Organização das Nações Unidas).

"A ministra manifestou sua vontade de continuar com o trabalho que realiza há anos para estreitar os vínculos existentes e apoiar os esforços da ANP para construir o futuro Estado palestino", afirmou um comunicado oficial divulgado pelo Ministério de Assuntos Exteriores.

A visita de Abas a Madrid é a segunda etapa da viagem iniciada na segunda-feira na Noruega para angariar apoio da comunidade internacional para o documento de adesão de um Estado palestino na ONU.

A ministra ressaltou que o documento que o líder palestino visa apresentar ao órgão "é, em qualquer caso, [um recurso] legítimo", segundo o comunicado oficial.

Diante da falta de perspectiva de que as negociações de paz, paradas há nove meses, se reiniciem, os palestinos querem solicitar à ONU, através da Liga Árabe, a admissão de um Estado palestino, opção descartada por Israel e Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página