Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2011 - 11h33

Chanceler alemã tem pior popularidade desde 2006

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

A popularidade da chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, caiu ao seu menor nível desde novembro de 2006, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira.

Apenas 36% dos entrevistados disseram que votariam em Merkel em uma eventual disputa contra o líder social-democrata Frank-Walter Steinmeier, derrotado por ela em 2009. Hoje, Steinmeier teria 35% dos votos.

Tobias Schwarz/Reuters
A chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, em coletiva de imprensa em Berlim; ela perdeu popularidade
A chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, em coletiva de imprensa em Berlim; ela perdeu popularidade

Em 2008, Merkel chegou a ter 60% das intenções de voto nesse cenário; na semana passada, tinha 39%.

A diferença de 1 ponto percentual entre os dois políticos é a menor já registrada na pesquisa do instituto Forsa, realizada por encomenda da revista "Stern" e da TV "RTL".

Merkel tem sido muito criticada nos últimos meses pela reviravolta na sua posição a respeito da política de energia nuclear, por disputas internas na sua coalizão a respeito de cortes tributários, e por sua atuação durante a crise na zona do euro.

Quando o rival de Merkel na simulação é o ex-ministro das Finanças Peer Steinbrueck, a chanceler vence por uma margem de 39% a 37%.

Steinmeier e Steinbrueck ainda não declararam oficialmente sua intenção de concorrer ao cargo de chanceler em 2013, mas são vistos como os favoritos dentro do partido social-democrata.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página