Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2011 - 13h44

Oposição no Iêmen dispensa plano de conversas com o governo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A oposição no Iêmen dispensou nesta segunda-feira um plano do governo para conversas com o intuito de melhorar a situação no país, após meses de protestos massivos pedindo a saída do ditador Ali Abdullah Saleh. A população realizou uma nova manifestação contra a permanência de Saleh, no poder há 33 anos.

Yahya Arhab/Efe
Soldado iementa grita durante protesto realizado por opositores pedindo a saída do ditador Ali Abdullah Saleh
Soldado iementa grita durante protesto realizado por opositores pedindo a saída do ditador Ali Abdullah Saleh

Um líder tribal iemenita alertou sobre ataques a manifestantes da oposição, enquanto centenas de milhares estão reunidos em protestos na capital Sanaa e em outras cidades, pedindo a mudança do regime. Há cerca de seis meses, opositores vão às ruas quase diariamente exigindo que o ditador deixe o cargo, o que gerou uma crise política no país.

O vice Abd-Rabbu Hadi Mansour, no comando do governo enquanto Saleh permanece internado em hospital na Arábia Saudita após se ferir em atentado, disse que as propostas de um caminho para um acordo será lançado em uma semana. Segundo o porta-voz Tareq al-Shami, o plano será focado em conversas com a oposição.

Os opositores a Saleh, entretanto, se recusam a negociar com o governo enquanto ele não assinar um plano de transição proposto pelos países do golfo, ato que o ditador negou três vezes.

O ditador iemenita tenta permanecer no comando do país apesar de manifestações contra seu governo e de um ataque que o feriu em junho. Saleh vem frustrando a expectativa da oposição de que ele se daria por vencido, ao invés de retornar ao Iêmen para liderar as negociações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página