Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2011 - 15h16

S&P rebaixa Grécia para mais perto do calote

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação de risco S&P (Standard and Poor's) rebaixou a nota de crédito da Grécia para mais perto do calote.

A S&P foi a última das três grandes agências a se pronunciar depois do plano de socorro financeiro à Grécia fechado pelos líderes europeus com participação dos bancos privados.

A Fitch alertou que irá rebaixar a nota do país para calote assim que o plano for colocado em prática e a Moody´s também rebaixou a nota grega para um nível antes da moratória.

Já a S&P rebaixou nesta quarta-feira a nota de risco grega de "CCC" para "CC" e colocou a nota em perspectiva negativa. Isso significa que em breve a nota do país pode ser reduzida novamente.

Na escala de risco da S&P, ainda tem uma nota antes do calote, o "C". Portanto, a agência foi mais conservadora do que a Moody´s.

PACOTE

Na quinta-feira passada (21), os líderes da União Europeia fecharam um acordo nesta quinta-feira para um segundo resgate à Grécia, que incluirá a participação do setor privado.

O novo pacote será no valor de 109 bilhões de euros [R$ 244 bilhões]. Já o setor privado irá contribuir com 37 bilhões de euros adicionais.

A contribuição do setor privado poderá chegar a 135 bilhões de euros, segundo o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Os chefes de Estado e de governo dos países da zona euro se reuniram em Bruxelas para discutir as condições do segundo pacote em menos de um ano para ajudar o país em crise. O primeiro pacote de ajuda, fechado em maio do ano passado, foi de 110 bilhões de euros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página