Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2011 - 12h01

Ministro polonês renuncia após relatório de acidente aéreo

Publicidade

DA EFE, EM VARSÓVIA

O ministro da Defesa da Polônia, Bogdan Klich, renunciou nesta sexta-feira após a publicação do relatório sobre o acidente do avião presidencial de Smolensk, onde se reconhecem erros da Aeronáutica.

Os resultados da comissão de investigação após 10 meses de trabalho apontam erros nos controladores russos e deficiências no aeroporto, mas também falta de treinamento e preparação dos pilotos do avião presidencial.

No total, 96 passageiros morreram no acidente, entre eles, o próprio presidente do país, Lech Kaczynski, e sua mulher, além de parte da cúpula política, militar e religiosa da Polônia.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, confirmou em entrevista coletiva que Klich apresentou sua renúncia na quinta-feira, embora tenha sido nesta sexta-feira a publicação do relatório oficial do Executivo.

"A procuradoria decidirá sobre potenciais culpados", disse Tusk. Segundo ele, o relatório mostra a falta de cooperação adequada entre os membros da tripulação e uma reação tardia dos avisos do sistema automático que alertava os pilotos que voavam baixo demais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página