Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2011 - 06h04

Otan destrói instalações de televisão por satélite usada por Gaddafi

Publicidade

DA EFE

A Otan destruiu durante a madrugada deste sábado várias antenas parabólicas situadas em Trípoli para a transmissão de televisão por satélite utilizada pelo regime do líder líbio, Muamar Gaddafi, para incitar à violência e intimidar a população.

O porta-voz da missão da Aliança Atlântica na Líbia, o coronel Roland Lavoie, explicou em comunicado que os aviões aliados produziram um ataque aéreo "com precisão" que deixou inutilizáveis os discos de três antenas parabólicas que a televisão estatal líbia empregava para as transmissões por satélite.

O objetivo da operação é impedir que Gaddafi use a televisão por satélite como um meio de intimidar o povo líbio e incitar a atos de violência.

"Nossa intervenção era necessária, dado que a televisão era usada como um componente integral do aparelho do regime desenvolvido para pressionar e ameaçar sistematicamente os civis e para incitar a ataques contra eles", assinalou Lavoie.

Segundo explicou, a prática cada vez mais frequente de utilizar "transmissões incendiárias" ilustra a política do regime de Gaddafi de "infundir ódio entre os líbios, mobilizar seus seguidores contra os civis e provocar o derramamento de sangue".

O porta-voz indicou que, após levar a cabo um "cuidadoso planejamento" para minimizar os riscos de vítimas ou danos a longo prazo às instalações de transmissão de televisão, a Aliança conduziu um ataque "cujo efeito estamos em processo de analisar".

A ação "específica" que aconteceu destruiu antenas mas preservou a infraestrutura de televisão que será necessária depois do conflito, apontou.

Por último, assegurou que a Otan seguirá tomando medidas apropriadas para cumprir o mandato das Nações Unidas de proteger as vidas da população líbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página