Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2011 - 04h02

Premiê japonês admite preocupação com valorização do iene

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, admitiu nesta quarta-feira que a persistente valorização do iene se transformou em uma "fonte de preocupação" para o governo e solicitou ao Banco do Japão (BOJ) uma política monetária de apoio à economia japonesa.

As declarações de Kan, recolhidas pela agência local Kyodo, aconteceram em reunião com membros do Gabinete e com o próprio governador do BOJ, Masaaki Shirakawa.

O BOJ iniciará na quinta-feira sua reunião mensal de dois dias para analisar as taxas de juros, em um encontro do qual muitos esperam que saiam medidas adicionais para impulsionar a economia e flexibilizar a situação monetária.

Shirakawa, durante uma sessão parlamentar também realizada nesta quarta-feira, explicou que o BOJ acompanha "com particular atenção o impacto negativo da apreciação do iene sobre a economia", que se reflete na queda das exportações e do lucro empresarial.

No entanto, o governador do BJ detalhou que um iene forte pode favorecer famílias e algumas empresas, devido à redução do custo dos materiais importados.

O dólar se movimentou nos últimos dias em sua cotação mínima frente à moeda japonesa nos últimos quatro meses, em meio à incerteza sobre a evolução da economia americana.

O ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, insistiu nesta quarta-feira que o Governo fará "todos os esforços" possíveis para prevenir novas altas do iene, enquanto os analistas apontam a possibilidade de uma intervenção no mercado de divisas para depreciá-lo.

A eventual intervenção seria a terceira em menos de um ano, após a efetuada com o G7 em março e a produzida pelo Governo japonês em setembro de 2010, quando vendeu 2 trilhões de ienes (18 bilhões de euros) em uma operação recorde para um só dia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página