Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2011 - 21h40

Kosovo diz que não aceitará acordo entre Otan e Sérvia

Publicidade

DA REUTERS

A missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Kosovo afirmou nesta quarta-feira que elaborou um acordo com representantes sérvios para remover os bloqueios em estradas no norte do Kosovo, mas o governo de Pristina disse que o acordo era inaceitável.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte disse que todos os obstáculos seriam removidos e seus soldados continuariam controlando dois postos de fronteira. Ativistas sérvios queriam assumir um deles na semana passada e um policial de etnia albanesa foi morto.

"Os bloqueios serão removidos e a liberdade de movimento será restabelecida", afirmou a Otan em comunicado, acrescentando que o acordo poderia ser implementado nos próximos dias. Carros e caminhões devem passar por um controle de identificação e busca por armas.

O governo de Kosovo afirmou que o acordo era inaceitável e que não seria implementado.

"O governo do Kosovo considera o projeto de acordo que foi apresentado pelo general da KFOR, Erhard Buhler, e pela autoridade sérvia (Borislav) Stefanovic como inaceitável", afirmou o governo em comunicado à mídia.

KFOR é a missão da Otan com cerca de 6.000 soldados no Kosovo.

O Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, proibiu todas as importações sérvias e impôs um imposto de 10% sobre as importações da Bósnia em retaliação aos bloqueio de três anos de ambos os países às exportações kosovares.

"O governo de Kosovo respeitará plenamente a reciprocidade das medidas (comerciais) com a Sérvia."

A violência ganhou força na semana passada depois que o Kosovo enviou policiais de etnia albanesa para os postos de fronteira, controlados em grande parte por kosovares de etnia sérvia, para reforçar a barreira às importações da Sérvia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página