Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2011 - 10h45

EUA matam talebans que derrubaram helicóptero no Afeganistão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Os insurgentes talebans que derrubaram no sábado um helicóptero americano, provocando a morte de 30 soldados, foram eliminados pelas forças da coalizão, informou o general americano John Allen, comandante das forças internacionais no Afeganistão.

"Por volta da meia-noite de 8 de agosto, as forças da coalizão mataram os insurgentes talebans responsáveis pelo ataque", declarou à imprensa o comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) durante uma videoconferência.

No último sábado (6), um helicóptero da Força Internacional de Assistência à Segurança da Otan (Isaf, na sigla em inglês) caiu.

A agência France Presse, citando fontes do governo afegão, disse que o helicóptero foi alvo de uma armadilha preparada por insurgentes talebans.

No acidente, morreram 30 soldados e um intérprete, todos americanos, e sete afegãos.

Segundo declarações do porta-voz das autoridades locais, Shahidulá Shahid, "as forças conjuntas (afegãs e da Otan) realizavam uma operação contra os talebans no distrito de Sayad Abad quando um helicóptero da coalizão caiu".

Segundo o porta-voz do taleban Zabiullah Mujahid, insurgentes ligados ao movimento entraram em confronto com os militares da Isaf e derrubaram o helicóptero.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página