Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2011 - 15h25

Avião sobrevoa Wall Street dizendo que todos deveriam ser demitidos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O rebaixamento da nota da dívida soberana dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard & Poor's na sexta-feira (5) deixou muitos americanos indignados.

Uma investidora do Estado de Missouri levou a revolta a outro nível e contratou um avião para entregar uma mensagem aos executivos de Wall Street. "Obrigada pelo rebaixamento. Todos vocês deveriam ser demitidos", dizia uma faixa levada pelo veículo.

Segundo a CNN, a autora do protesto, Lucy Nobbe, possui ações na bolsa e tinha como ideia original sobrevoar com a mensagem sobre Washington, mas descobriu que isso era ilegal. O plano alternativo foi passar pelo centro financeiro Wall Street e seguir para a região central de Nova York.

"Decidi protestar em Wall Street, mas não pretendia atingir especificamente a S&P", disse. "Sou apenas uma dona de casa de Saint Louis que acredita que o único motivo que nos levou a ser rebaixados são os políticos."

Nobbe afirmou que a ação lhe pareceu uma maneira não muito cara de se fazer ouvir. Relatos da mídia local dão conta de que a americana desembolsou US$ 1.200 pelo aluguel de duas horas do avião --segundo ela, contudo, a empresa responsável lhe deu um desconto por causa da criatividade de sua ideia.

Na sexta-feira, a S&P rebaixou a nota da dívida americana para AA+ devido aos riscos políticos e ao peso do deficit em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). A nota americana era AAA desde 1917.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página