Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 08h29

Economia francesa tem crescimento zero no segundo trimestre

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O crescimento econômico francês foi zero (0,0%) no segundo trimestre de 2011 comparado com o período anterior, quando seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INSEE), em um comunicado.

A estagnação da economia contrasta com as previsões do Insee, que esperava um aumento do PIB de 0,3% no segundo trimestre, inclusive acima da previsão de alta de 0,2% do Banco da França.

Apesar do dado desanimador, o ministro das Finanças, François Baroin, afirmou à emissora de rádio RTL que o Executivo mantém sua previsão para o conjunto do ano, que é de alta de 2%, número que subiria para 2,25% em 2012.

A estagnação da economia acontece após o salto registrado nos três primeiros meses de 2011, quando o PIB teve o maior crescimento em quase cinco anos.

O consumo das famílias se contraiu no segundo trimestre de 0,7% (contra crescimento de 0,4% no primeiro) e os investimentos cresceram 0,9% (contra 1,2% no período anterior).

O consumo interno foi a principal causa da freada da economia no segundo semestre, quando as despesas dos lares caíram 0,7%. Os investimentos dos particulares, por outro lado, cresceram 1,4%.

Também subiu o consumo das administrações públicas (0,1%) e seus investimentos (0,7%). Quanto aos investimentos das empresas não financeiras, o crescimento foi de 0,7%, frente à alta de 1,9% nos três primeiros meses do ano.

O comércio exterior melhorou entre abril e junho, com uma contribuição de 0,3%, contra a queda de 0,5% entre janeiro e março. Essa progressão foi produzida sobretudo pela queda de 0,9% das importações, enquanto houve uma estagnação das exportações.

Enquanto isso, os preços ao consumidor caíram 0,4% em julho em relação ao mês anterior, levando à progressão de 1,9% nos últimos 12 meses, contra 2,1% em junho, segundo o INSEE.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página