Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2011 - 11h58

Italiano é sequestrado por homens armados no Sudão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Chancelaria da Itália confirmou nesta segunda-feira o sequestro de Francesco Azzarà, agente da ONG Emergency, por um grupo de homens armados no Sudão.

Azzarà, 34, foi sequestrado em Nyala, no sul de Darfur, conflituosa região do oeste do Sudão. Especialista em logística, ele estava em sua segunda visita a Nyala, onde a Emergency mantém um centro pediátrico desde julho de 2010.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália assegurou que foram ativados "todos os canais disponíveis junto às autoridades locais para uma solução do caso".

O fundador da Emergency, Gino Strada, relatou à agência de notícias Ansa que Azzarà estava no carro com dois colegas, ambos sudaneses, quando o veículo foi cercado por pessoas armadas, que o obrigaram a descer.

Strada afirmou que os sequestrados não fizeram nenhum contato ainda. "Não esperávamos [por isso]. Estamos tentando entender o por quê deste fato, mas não existe um motivo racional", afirmou Strada, que está em Cartum, capital sudanesa.

A região de Darfur, região mais pobre do Sudão, vive um conflito armado desde 2003, quando opositores ao governo árabe se insurgiram contra o poder acusando-o de negligência e repressão contra a população negra da região.

Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o conflito havia chegado ao fim e que as ocorrências de violência haviam diminuído. O conflito levou o país à divisão, apoiada por um referendo neste ano, que criou o Sudão do Sul.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página