Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2011 - 08h38

Ataque na Turquia deixa oito soldados mortos em Hakkari

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um ataque deixou oito soldados turcos mortos nesta quarta-feira na província de Hakkari, ao sul do país, próxima à fronteira com o Iraque. As suspeitas dão conta de que militantes curdos foram responsáveis.

Autoridades turcas e a mídia local afirmam que os militares morreram após o veículo em que estavam ser atingido por uma bomba na estrada ou uma mina. Também há relatos de que houve tiroteio.

Segundo informou a agência "Anadolu", um dos soldados morreu na hora, enquanto outros sete ficaram gravemente feridos e perderam a vida antes de serem socorridos.

O ministro da Defesa da Turquia, Ismet Yilmaz, culpou o PKK (sigla para Partido dos Trabalhadores do Curdistão) pelo ataque e prometeu forte retaliação militar em resposta. "Eles [os rebeldes] estão testando nossa paciência. Haverá retaliação", disse.

Ofensivas de rebeldes curdos aumentaram desde julho. Mais de 30 soldados turcos morreram desde o mês passado, o que fez crescer a presença militar no sul da Turquia.

Os ataques vêm em resposta à falta de resultados nas negociações entre o governo turco e o líder histórico da organização armada, Abdullah Öcalan, que cumpre pena de prisão perpétua.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou uma nova estratégia antiterrorismo que, segundo divulgou nesta quarta-feira o jornal "HaberTürk", incluirá uma redução nos trâmites burocráticos para aumentar a rapidez da resposta aos ataques do PKK.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página