Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2011 - 20h46

Ex-número dois do regime líbio se une aos rebeldes

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O número dois do regime líbio, Abdessalam Jalloud, fugiu nesta sexta-feira de Trípoli para se unir aos rebeldes na região das montanhas do oeste, informou o porta-voz dos rebeldes.

"Por razões de segurança, não podemos revelar onde está exatamente", destacou o coronel Bani em Benghazi, "capital" da rebelião no leste do país.

Segundo outra fonte rebelde, que pediu para não ser identificada, "o comandante Jalloud conseguiu fugir de Trípoli com sua família e chegou nesta sexta-feira à cidade de Zintan", controlada pelos rebeldes a sudeste de Trípoli.

Companheiro do ditador Muammar Gaddafi desde sua chegada ao poder, Jalloud foi considerado durante muito tempo o segundo homem do regime, mas acabou afastado do poder em meados dos anos 90, por divergências com o ditador.

Desde então, não se sabe o quão próximo Jalloud e era do regime de Gaddafi que o destituiu de seu passaporte e o colocou sob vigilância.

Premiê líbio de 1972 a 1977, Jalloud foi também vice-premiê, ministro das Finanças e titular da Indústria.

Desde o início da revolta popular líbia, vários membros do alto escalão do regime desertaram e, agora, os rebeldes oposicionistas vivem um de seus melhores momentos na batalha pelo controle do país.

As conquistas dos rebeldes aumentam a pressão sobre o regime de Gaddafi à medida que avançam em direção à capital do país.

+ Canais

+ Notícias em Mundo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página