Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2011 - 22h42

Tempestade tropical Harvey deixa Honduras em alerta vermelho

Publicidade

DA EFE

A Copeco (Comissão Permanente de Contingências) elevou nesta sexta-feira o alerta preventivo para o nível vermelho (evacuação obrigatório) no Caribe de Honduras pelas chuvas que está causando a tempestade tropical Harvey.

A nova disposição regerá durante as próximas 72 horas nos departamentos de Colón, Atlántida, Islas de la Bahía e Cortés, este último que faz fronteira com a Guatemala, indicou a Copeco em comunicado, que acrescentou que se mantém o alerta amarelo, (evacuação preventiva), em Gracias a Dios, fronteiriço com a Nicarágua, enquanto se decreta verde (prevenção) nos departamentos de Olancho, Yoro e Santa Bárbara, no oriente, norte e ocidente do país.

O ministro diretor da Copeco, Lisandro Rosales, disse aos jornalistas que a tempestade Harvey se desloca cerca de 19 km/h e poderia deixar precipitações de 200 milímetros nas próximas 72 horas.

A Copeco fez uma nova chamada aos habitantes que vivem em zonas de risco para que tomem as medidas de prevenção e acatem as instruções do organismo de proteção civil.

As capitanias de porto no Caribe foram alertadas para que controlem a navegação de embarcações, principalmente as de menor tamanho, pelo perigo que representa a tempestade Harvey, que se desloca do leste para oeste contra o Caribe hondurenho.

O alerta vermelha entrou em vigor às 15h local (18h do horário de Brasília), depois dos verde e amarelo que regiam desde as 9h do horário de Brasília.

"A ideia é que não tenhamos perdas de vidas humanas", ressaltou Rosales.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página