Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2011 - 08h15

Ministro das Finanças alemão diz que euro é moeda estável

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, disse nesta segunda-feira que o euro continua sendo uma moeda estável e que, apesar da crise de dívida da zona do euro, ele tem mantido estabilidade contra o dólar em uma faixa consistente.

Ele acrescentou que a economia alemã segue forte e deve crescer cerca de 3% neste ano.

"O euro continua estável", disse em entrevista à rádio Deutschlandfunk. "Se você olhar o desenvolvimento dos mercados cambiais, você vai ver que os mercados têm confiança no euro."

"O euro se manteve estável durante toda essa turbulência... Ele se manteve permanentemente em uma faixa entre US$ 1,40 e US$ 1,50."

CRISE NA ZONA DO EURO

As afirmações de Schaeuble vem em um momento de desconfiança dos mercados em relação à saúde da economia da zona do euro. A economia alemã, por exemplo, cresceu 0,1% no segundo trimestre deste ano em relação aos primeiros três meses do ano, ficando abaixo das expectativas.

Junto à estagnação da França e à alta tímida da Itália (0,3%) e Espanha (0,2%), a economia da zona do euro como um todo também cresceu menos que o previsto no segundo trimestre.

A agência de estatísticas Eurostat estimou que o PIB (Produto Interno Bruto) dos 17 países do euro avançou apenas 0,2% no período entre abril e junho sobre o trimestre anterior. A previsão do mercado era de um crescimento de 0,3%. O resultado ficou bem abaixo do primeiro trimestre, quando a economia regional se expandiu 0,8%.

###CRÉDITO###

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página