Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2011 - 03h07

China pede à Líbia que proteja seus investimentos petrolíferos

Publicidade

DA EFE

O governo da China pediu nesta terça-feira à Líbia que proteja seus investimentos, especialmente no setor petrolífero, após a ameaça dos rebeldes líbios de cancelar acordos comerciais e econômicos entre Pequim e o agonizante regime de Muammar Gaddafi.

"O investimento chinês na Líbia, especialmente em petróleo, é um aspecto da cooperação econômica bilateral e interessa mutuamente aos dois países", destacou em entrevista coletiva Wen Zhongliang, alto funcionário do Ministério de Comércio chinês.

Responsáveis da petrolífera líbia Agoco --controlada pelos insurgentes-- assinalaram na segunda-feira que China e Rússia poderiam perder seus contratos nos recursos naturais da Líbia por não ter apoiado a rebelião contra Gaddafi.

A China tem investimentos avaliados em US$ 18 bilhões na Líbia, projetos em que 35 mil chineses trabalhavam antes de serem evacuados no início da guerra civil, em fevereiro.

A maior petrolífera estatal chinesa, a CNPC, informou na segunda-feira sobre o cancelamento de seis projetos de prospecção na Líbia e Níger avaliados em US$ 187 milhões devido ao conflito civil nesses países.

A China, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, se absteve na votação que, em março, aprovou uma zona de exclusão aérea na Líbia e condenou os posteriores bombardeios contra o regime de Gaddafi.

No entanto, meses mais tarde, admitiu os rebeldes como "interlocutores válidos" em suas relações com a Líbia, e até convidou para uma vista, em junho, o líder dos insurgentes, Mahmoud Jibril, recebido pelo ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi.

Na segunda-feira, a embaixada da Líbia em Pequim mudou a tradicional bandeira verde ligada ao regime de Kadafi pela tricolor dos rebeldes líbios.

"Todo o povo da Líbia está comemorando nas praças o fim da era Gaddafi. Por isso, temos de mudar a bandeira", destacou o homem que retirou o antigo pavilhão e içou o novo, em declarações ao site de notícias chinês "Sina.com".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página