Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2011 - 08h44

Bilionários franceses pedem aumento de impostos ao governo

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

Dezesseis pessoas donas das maiores fortunas francesas pediram ao governo que imponha um imposto especial para contribuírem com uma saída da crise vivida no país.

Entre os eles figuram o presidente da L'Oréal e sua máxima acionista, os donos da companhia petrolífera Total, o grupo hoteleiro Accor, a rede de alimentação Danone, o banco Société Générale, o operador de comunicações Orange, a companhia aérea Air France-KLM e a empresa do setor automobilístico PSA Peugeot-Citröen.

"Nós, presidentes e dirigentes de empresas, empresários, financeiros, profissionais e cidadãos ricos, desejamos a instauração de uma 'contribuição excepcional' que afetaria os contribuintes franceses mais favorecidos", disseram em pedido, que será publicado na revista "Le Nouvel Observateur".

Os empresários pedem que o imposto tenha "proporções razoáveis" para "evitar efeitos econômicos indesejáveis como a fuga de capitais e o crescimento da evasão fiscal".

Os bilionários garantem que a taxação "não é a solução em si" e pedem que faça parte "de um esforço mais global de reforma, tanto das despesas quanto da receita".

"Em um momento em que as finanças públicas e as perspectivas de piora da dívida do Estado ameaçam o futuro da França e da Europa, em um momento em que o governo pede a todos um esforço de solidariedade, nos parece necessário contribuir ao mesmo".

PEDIDO DE BUFFET

O chamado se soma às declarações de alguns milionários que expressaram nos últimos dias seu desejo de contribuir de maneira excepcional ao erário, seguindo o caminho marcado nos Estados Unidos por Warren Buffett.

O anúncio foi divulgado um dia antes de o governo francês apresentar as medidas para reduzir o déficit público, a fim de implementar o compromisso de deixá-lo em 5,7% neste ano, 4,6% no próximo e 3% em 2013.

Segundo a imprensa francesa, o Executivo anunciará um imposto especial entre 1% e 2% aos contribuintes cujas receitas fiscais superem 1 milhão de euros. Estima-se que 30 mil pessoas sejam afetadas pela medida, que trará 300 milhões de euros aos cofres públicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página