Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2011 - 18h03

Brasil não reconhecerá liderança rebelde neste momento, diz Patriota

Publicidade

CAROLINA SARRES
DE BRASÍLIA

O Brasil não adotará neste momento posição sobre a Líbia e irá aguardar manifestação da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre qual liderança será considerada legítima naquele país, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

A decisão da organização deverá ocorrer durante o Comitê de Credenciais da ONU, em 21 de setembro, em Nova York, antes da reunião da Assembleia Geral. Patriota afirmou ainda que o Brasil reconhece "Estados, e não governos", e que, portanto, não deverá haver posicionamento brasileiro sobre a liderança rebelde.

"Não se trata de adotar alguma manifestação a respeito deste ou daquele governo neste momento", disse.

Segundo o chanceler brasileiro, há preocupação de que o novo governo seja legítimo e representativo.

"O governo deverá ser de coalizão, sobre todo o território e com legitimidade. Deve ser feita uma transição democrática. A Líbia deve percorrer um longo percurso em termos de avanços institucionais", disse Patriota.

O chanceler disse que as opiniões contrárias que o Brasil teve sobre as missões enviadas à Líbia foram em relação ao uso da força contra civis. "Existe um elo perigoso entre a manutenção da paz e o uso da força. O nosso apoio é ao povo. Houve derramamento de sangue condenável e além do aceitável", afirmou o chanceler.

RELAÇÕES COMERCIAIS

Sobre as empresas brasileiras com negócios na Líbia, Patriota disse que não há preocupação por parte do governo. De acordo com ele, o embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantonio, tem mantido contato frequente com os insurgentes em Benghazi, onde estão sediadas empresas brasileiras.

"Os rebeldes manifestaram agradecimento em relação à contribuição do Brasil para o desenvolvimento da Líbia e garantiram que os contratos serão honrados. Não temos com o que nos preocupar", disse.

O chanceler afirmou também que o governo brasileiro está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos por meio do contato com os principais parceiros do país. Patriota confirmou ter conversado nesta segunda-feira com o secretário geral da Liga Árabe, Nabil Al Araby, e com o presidente sul-africano, Jacob Zuma. A União Africana se reunirá nesta quinta-feira (25), em Adis Abeba, na Etiópia, para debater o tema.

Patriota declarou que os países africanos deverão entrar em consenso sobre a necessidade de um governo de coalizão na Líbia e reafirmar a preocupação das nações africanas sobre a militarização das missões na região --como debatido na manhã desta terça-feira com o chanceler do Benin, Nassirou Bako-Arifari, em visita ao Brasil.

Na tarde desta terça-feira, Antonio Patriota seguirá para Buenos Aires, na Argentina, onde haverá reunião entre membros do Mercosul e da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página