Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 11h12

Itália é o país da Europa com maior taxa de desemprego juvenil

Publicidade

DA ANSA, EM ROMA

A Itália é o país da Europa com a maior taxa de desemprego entre os jovens, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira e realizada pela Confartigianato, uma associação italiana de pequenas empresas e comércio.

A pesquisa afirma que há 1,1 milhão de jovens abaixo dos 35 anos sem trabalho. A situação é mais agravante no caso dos jovens de até 24 anos, já que a taxa de desemprego para esta faixa etária é de 29,6%, o que representa que um a cada três jovens está sem trabalho. A média europeia é de 21%.

A região que apresenta mais desemprego é a Sicília, sul do país, onde 28% dos jovens abaixo dos 35 anos estão desempregados. Ainda no sul, a Campânia possui um índice de 27,6% dos jovens sem trabalho; a Basilicata, 26,7%; e a Sardenha, 25,2%.

Em regiões do norte da Itália, como em Trentino-Alto Ádige, o desemprego entre os jovens é de 5,7%. Em Valle d'Aosta, é de 7,8%; em Friuli Venezia Giulia, 9,2%; e na Lombardia, 9,3%.

Mas não são apenas os jovens as vítimas da crise econômica. A pesquisa mostra uma piora nos índices de desemprego também para as pessoas mais velhas. O índice entre a população de 25 e 54 anos de idade chega a 23,2% na Itália, diante de 15,2% da média europeia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página