Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2011 - 18h22

Número de desertores que fogem da Líbia para a Tunísia aumenta a cada momento

Publicidade

DA EFE

O Exército tunisiano afirmou nesta sexta-feira que nas últimas 24 horas aumentou o número de desertores entre os grupos de combatentes fiéis ao ditador líbio Muammar Gaddafi que fogem para a Tunísia, enquanto continuam os combates em duas localidades perto da fronteira entre os países.

"Chegam por pistas de terra, atravessando o deserto do Saara", assegurou uma fonte militar que quis manter o anonimato, citada pela agência de notpicias oficial tunisiana "TAP", que não deu detalhes do número de combatentes foragidos.

A fonte também comentou que continua o fluxo de civis que procuram refúgio na Tunísia, tanto por vias terrestres como marítimas, devido aos confrontos que continuam entre tropas gadafistas e os rebeldes nas localidades de Zuwara e Al Aliqan, próximas à fronteira.

Segundo fontes militares, Zuwara, que fica a cerca de 60 quilômetros a leste do posto fronteiriço de Ras Jedir, ainda é controlada por brigadistas fiéis a Kadafi, que tem paradeiro desconhecido depois de Trípoli ser dominada pelos rebeldes.

Devido a esta situação, as fontes militares consideraram que a situação do posto de Ras Jedir "não esta clara", embora tenham ficado convencidos de que o controle total do posto de fronteira por parte dos rebeldes "está próximo".

Ras Jedir está aberto unicamente do lado tunisiano da fronteira e só para casos de socorro humanitário ou atendimento a feridos, depois que passou a ficar sob poder exclusivo dos militares desde quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página