Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2011 - 13h19

Berlusconi se diz satisfeito com mudanças em plano anticrise

Publicidade

DA ANSA, EM ROMA

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou nesta terça-feira que está "satisfeito" com as mudanças aprovadas no plano de austeridade do governo.

"A manobra foi melhorada sem modificar os saldos", disse o premiê, em entrevista à imprensa italiana.

Ontem, Berlusconi se reuniu por cerca de sete horas com lideranças políticas. O encontro ocorreu na casa do premiê em Milão e teve presença dos ministros Roberto Maroni (Interior), Roberto Calderoli (Simplificação Normativa) e Giulio Tremonti (Economia).

Também compareceram à reunião o líder do partido Liga Norte, Umberto Bossi, que integra a coalizão governista, e o presidente da legenda PDL (Povo da Liberdade), Angelino Alfano.

Entre as mudanças aprovadas, destacam-se: o fim da "contribuição de solidariedade", tributo que havia sido previsto para os cidadãos de maior renda do país; alterações na aposentadoria; redução no número de parlamentares; e revogação das províncias do país.

"Pela primeira vez na história da República, uma manobra reduziu os custos da política, cortando as cadeiras [no Parlamento] e revogando as províncias", disse Berlusconi, explicado que, agora, cabe ao Poder Legislativo aprovar as mudanças.

A Itália possui uma das maiores dívidas públicas da Europa e, como forma de equilibrar o orçamento, o governo tem aprovado uma série de manobras de corte de gastos. A última, anunciada em agosto, previa poupar outros 20 bilhões de euros em 2012 e 25 bilhões de euros em 2013, montante que inclui cortes em repartições públicas.

Na ocasião, Berlusconi havia informado que seriam elaboradas cerca de 15 medidas para reduzir os custos da política, com cortes de 6 bilhões de euros em 2012 e 2,5 bilhões em 2013, totalizando de 8,5 bilhões de euros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página