Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2011 - 12h43

Ação contra Líbia não afeta operações do Banco ABC Brasil

Publicidade

DE BRASÍLIA

As operações do banco ABC Brasil não serão afetadas pela decisão do governo brasileiro de pedir na Justiça o bloqueio das ações que o Banco Central da Líbia possui nesta instituição financeira.

De acordo com o Banco Central do Brasil, o bloqueio vai impedir apenas que o governo da Líbia negocie as ações que possui no banco ABC ou receba dividendos pagos pela instituição.

Não haverá, no entanto, nenhum tipo de intervenção na administração do banco.

O pedido do governo brasileiro, que cumpre resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), mira transações e movimentações acionárias do banco ABC Brasil, o 9º em ativos entre os estrangeiros atuando no Brasil, e também da corretora de valores ABC Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

A Advocacia-Geral da União entrou com ação na Justiça Federal de São Paulo pedindo o bloqueio das transações e movimentações acionárias do banco ABCSA e e da corretora de valores ABC DTVM do Brasil.

O principal acionista do ABC Brasil é a Arab Banking Corporation, controlada pelo Banco Central da Líbia.

O BC brasileiro diz que o banco e a corretora continuam funcionando normalmente, sem restrições. Informou ainda que a fiscalização brasileira não detectou qualquer problema nas operações e contas da instituição financeira, que possui 528 funcionários e sete agências no Brasil.

Lembra ainda que o bloqueio, caso seja decretado pela Justiça brasileira, pode ser posteriormente revertido, sem prejuízo para os clientes do banco e da corretora.

Em seu site, a instituição afirma que "o Banco ABC Brasil é um banco múltiplo especializado na concessão de crédito para empresas de médio e grande porte. A solidez do seu acionista controlador (Arab Banking Corporation) aliada a uma eficiente administração local garantem agilidade na tomada de decisão, acesso a funding atrativo e a mais alta classificação de rating entre os bancos médios de capital aberto no país."

Já o Arab Banking Corporation tem sede em Manama (Bahrein), foi fundado em 1980, e é controlado pelo Banco Central da Líbia e a Autoridade de Investimentos do Kuait.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página