Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2011 - 15h12

Estudantes chilenos suspendem protesto em respeito pelo acidente aéreo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Os estudantes chilenos decidiram suspender um protesto anunciado para quinta-feira em respeito pela morte dos 21 passageiros do avião que caiu na sexta-feira no oceano Pacífico, informou nesta segunda-feira Camila Vallejo, uma das dirigentes do movimento que reivindica melhores condições de estudo.

No sábado, líderes estudantis e professores realizaram uma primeira reunião com o presidente Sebastián Piñera em busca de um acordo sobre os futuros critérios da educação chilena, após meses de conflito.

A reunião, realizada no Palácio Presidencial de La Moneda, teve mais de quatro horas e ao final o governo se comprometeu a entregar nesta segunda-feira, um cronograma de trabalho que deverá ser aprovado por estudantes e professores.

A proposta foi entregue nesta segunda e inclui um diálogo sobre o financiamento estatal para a educação, o fortalecimento da educação publica, a desmunicipalização do ensino escolar e mudanças constitucionais para melhorar a carreira docente.

Esta é a quarta proposta apresentada pelo governo.

O acidente aéreo ocorreu na sexta-feira, quando o avião, um Casa-212, desapareceu após duas tentativas de pouso frustradas.

O acidente comoveu o Chile, porque entre os ocupantes estava o famoso apresentador da televisão local Felipe Camiroaga, astro do canal estatal após comandar, por quase uma década, um programa matinal, que o mantinha nas telas por quatro horas diárias.

Camiroaga, com uma equipe de seu programa, viajava à ilha Robinson Crusoé para fazer uma reportagem sobre os trabalhos de reconstrução do local, arrasado após o tsunami de 27 de fevereiro de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página