Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2011 - 07h41

Corte internacional condena ex-comandante iugoslavo à prisão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) condenou nesta terça-feira o ex-comandante do Estado-Maior iugoslavo Momcilo Perisic a 27 anos de prisão por crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

"Por estes crimes, a corte o condena, majoritariamente, a uma pena de 27 anos de prisão", declarou o juiz Bakone Moloto em uma audiência em Haia, sede do TPII.

Segundo o TPII, Perisic forneceu oficiais, armas e ajuda logística ao Exército dos Sérvios da Bósnia (VRS) e ao SVK, Exército da Krajina Sérvia (entidade sérvia autoproclamada na Croácia), sabendo que eles cometeriam crimes.

Perisic, 67, liderou o Estado-Maior do Exército iugoslavo entre 1993 e 1998. Ele era procurado por seu papel no cerco da capital bósnia Sarajevo (1992-1995), pelo bombardeio de Zagreb por parte dos sérvios da Croácia em maio de 1995 e pelo massacre de 8.000 muçulmanos em Srebrenica, leste da Bósnia, em julho de 1995.

Perisci foi considerado culpado de 12 acusações, entre elas assassinatos, perseguições por motivos políticos, raciais e religiosos, e ataques contra civis.

Mas foi absolvido da acusação de "extermínio" pelo massacre de Srebrenica, já que o tribunal considerou que ele não poderia prever que os sérvios da Bósnia iriam exterminar homens e adolescentes muçulmanos na localidade.

Perisic, que se declarou inocente, se entregou voluntariamente em 7 de março de 2005 ao TPII. O julgamento teve início em 2 de outubro de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página