Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2011 - 03h42

Partido alemão deseja excluir Grécia do euro

Publicidade

DA EFE

A governamental União Social-Cristã (CSU) da Baviera, junto com a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler federal alemã, Angela Merkel, deseja excluir da União Monetária os países que não consigam controlar sua dívida.

"Se apesar de todos seus esforços os gregos não conseguem, não se deve excluir esta reflexão", afirmou o presidente da CSU e primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer, em declarações neste domingo à noite à rede pública de televisão ZDF.

A CSU incluirá essa proposta entre as iniciativas que tratará o congresso ordinário do partido que será realizado no começo de outubro, apesar de chocar diretamente com a política de Merkel, partidária de manter a Grécia no euro a todo custo.

Volker Kauder, chefe do grupo parlamentar da CDU, advertiu no entanto, também em declarações na televisão, que a exclusão da Grécia do euro é impossível legalmente, por isso que "só deveríamos discutir sobre o que é possível".

No entanto, também nas do Partido Liberal (FDP), parceiro menor da coalizão de Merkel, também se trabalha com a alternativa de permitir a quebra do Estado grego.

"Para estabilizar o euro não deve haver a curto prazo tabus na hora de refletir", afirma, em artigo publicado hoje por "Die Welt", o ministro federal de Economia e líder dos liberais, Philipp Rösler, que não descarta uma declaração de insolvência ordenada por parte da Grécia para resgatar o euro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página