Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2011 - 20h46

Rumo a Nova York, premiê de Israel diz defender "paz de verdade"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, viajou a Nova York na noite de terça para quarta-feira para se reunir com o presidente americano, Barack Obama, e defender a "paz de verdade" na tribuna da ONU frente à solicitação de adesão de um Estado palestino.

Antes de viajar, Netanyahu voltou a convidar os palestinos a retomar as negociações de paz no lugar de solicitar a admissão de um Estado nas Nações Unidas.

"O caminho da paz passa pelo diálogo e não por declarações unilaterais", disse Netanyahu aos deputados e eleitos locais de seu partido Likud, a principal formação da direita israelense.

"Israel deseja obter não um pedaço de papel sem valor, mas uma paz de verdade, com acordos de segurança, uma paz que não desapareça antes de ser assinada", afirmou.

O primeiro-ministro israelense se reunirá nesta quarta-feira em Nova York com Obama - que também se opõe à iniciativa palestina -, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Netanyahu, que deve permanecer cinco dias nos Estados Unidos, falará na Assembleia Geral da ONU na sexta-feira, no mesmo dia em que o presidente palestino.

Até o momento, não está prevista nenhuma reunião entre Netanyahu e Abbas. Em um curto comunicado publicado na segunda-feira, o chefe do governo israelense expressou seu interesse em realizar o encontro para "abrir negociações diretas em Nova York que continuem depois em Jerusalém e Ramallah (Cisjordânia).

"É muito fácil ceder às pressões e conseguir os aplausos da comunidade internacional. Mas Israel deve preservar seus interesses, e um acordo precipitado poderá conduzir a tiros de foguetes contra o conjunto do território israelense", advertiu Netanyahu na noite de terça-feira diante de seu partido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página