Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2011 - 16h41

Cerca de 3.000 protestam em Berlim contra a visita de Bento 16

Publicidade

DA ANSA, EM BERLIM

Aproximadamente 3.000 pessoas se concentraram nesta quinta-feira na Postdamer Platz, no centro de Berlim, para protestar contra a visita oficial do papa Bento 16, que tem origem alemã, ao país.

Entre as muitas organizações sociais que compareceram ao evento, estavam presentes associações de apoio a vítimas de abusos cometidos por sacerdotes, partidos de oposição, sindicatos e a associação de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) da Alemanha, que organizou o ato.

O slogan da manifestação, exposto sobre um caminhão estacionado na praça, era "nenhum poder aos dogmas". A multidão reclamava das "políticas sexistas e discriminatórias" da Igreja Católica e do discurso proferido por Joseph Ratzinger no Bundestag, Parlamento alemão, hoje.

A imprensa, no entanto, elogiou a exposição do Papa, que sofreu o boicote de alguns parlamentares. A revista "Der Spiegel", em sua edição digital, se declarou "surpresa" pelas declarações de Ratzinger.

O semanário "Die Zeit" disse que "Bento 16 adverte sobre o domínio da razão", enquanto a "Sueddeutsche Zeitung" comentou sobre a vertente ecológica do líder religioso.

Joseph Ratzinger iniciou hoje uma viagem oficial de quatro dias à Alemanha. O papa deve visitar, além da capital, Erfurt e Friburgo e pronunciar, ao todo, 18 discursos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página